Back to All Events

Curso em SP: As Ferramentas do Roteiro no B_arco


P: Como se come um elefante?

R: Uma mordida por vez.

Talvez a resposta seja denunciar esta que vos escreve ao PETA, mas o conceito por trás da questão é o que importa.  A melhor maneira de realizar uma tarefa hercúlea – tal qual escrever um roteiro – é dividindo-a em pedaços gerenciáveis. É isso que exercitaremos.

O curso terá como foco ferramentas de roteiro fundamentais para qualquer tipo de narrativa audiovisual, da mais comercial à mais experimental.

Trabalharemos criar cenas de impacto dramático que ao mesmo tempo levem a história para frente e revelem a vida interna dos personagens. Exploraremos formas de apresentar informação necessária (exposição) de maneira elegante e criativa.

O objetivo é sair com domínio das ferramentas fundamentais para que o seu roteiro não funcione somente nas grandes viradas de história e arcos de personagens. E sim, também beat a beat, cena a cena. Pois é assim que o leitor – seja ele um diretor, ator, produtor, distribuidor, executivo de canal – vivencia a história. E, em última instancia, é dessa maneira que o espectador assiste: momento a momento.

Como um marceneiro, o roteirista precisa conhecer bem sua caixa de ferramentas: plantar e colher, esconder exposição, criar subtexto, antecipação, suspense, mistério. Esse curso tem como foco exercitar o uso de cada uma dessas ferramentas.

O curso é baseado no processo de ensino de roteiro do mestrado da University of Southern Califórnia, considerada a melhor universidade de cinema dos EUA responsável por preparar talentos como Mauricio Zacharias (Madame Satã, O Amor é Estranho), Jason Reitman (Obrigado por Fumar, Up in the Air) e Shonda Rhimes (Grey’s Anatomy, Scandal).

Informações e inscrições