PAULA KNUDSEN É ROTEIRISTA. 

JÁ FOI JORNALISTA.

PENSA EM UM DIA VIRAR VENTRILOQUISTA.

mora em são paulo.

Re-escrita de Longa-Metragem

Re-escrita de Longa-Metragem

Oi! Tô viva.

O que eu posso dizer? Meu forte não é blogar.

Esse último mês dei uma palestra para o laboratório da Klaxon - criada pelo Rafael Sampaio a mente incrível por trás do BrLab - promovido para os projetos contemplados pelo edital de laboratórios da Ancine para longas-metragens focada em planejar a re-escrita do seu longa-metragem à partir de personagem.

Ela pode ser encontrada nesse link aqui.

Para quem estava presente na palestra e quer o material, comecei com o macro - estruturar trama à partir de conflito interno do personagem - e depois fomos para o micro:

Cena

Diálogo

Para quem já baixou as aulas do post anterior, essas já estavam lá. Só o primeiro link é novidade. Mas, é importante sempre lembrar: se a trama (o beat dentro da cena, a cena, o ato) está fazendo meu personagem ir onde eu preciso que ele vá por motivos de 'virada de ato', 'incidente incitante', etc é a hora de pensar ao contrário: o que o meu personagem faria?

Se você conhece ele o bastante você tem as respostas. Se você ainda não conhece o personagem o bastante, esse é um pit stop importante para a re-escrita.

Como sempre quero lembrar que nada que coloco aqui é dogma, são ferramentas que você pode usar, ou não. Por favor, se seu professor usa outro método faça que nem o bom e velho Sonic da Sega, pegue todas as moedinhas, aprenda tudo. E na hora de escrever seu projeto, use o que te ajudar.

Além disso, disponibilizo esse material porque a maioria dos livros que indico ainda não têm tradução - sempre vale mandar email pra editora pedindo, precisamos de mais variedade de materiais sobre roteiro - então disponibilizo minhas palestrinhas caso seja útil para alguém.

Mas, para re-escrita de longa, se você se vira em inglês eu digo que esse livro aqui - apesar de bem salgado - vale o investimento. É um grande amigo e companheiro quando você está perdido no mar da re-escrita de um longa-metragem.



 

Setembro é o mês mais amarelo

Setembro é o mês mais amarelo

TODAS AS AULAS EM UMA PASTA SÓ

TODAS AS AULAS EM UMA PASTA SÓ