PAULA KNUDSEN É ROTEIRISTA. 

JÁ FOI JORNALISTA.

PENSA EM UM DIA VIRAR VENTRILOQUISTA.

mora em são paulo.

TODAS AS AULAS EM UMA PASTA SÓ

TODAS AS AULAS EM UMA PASTA SÓ

Eu sei, eu sumi geral. Ainda falei que ia subir coisas no blog e demorei. Para compensar, organizei as aulas que posso compartilhar em PDF e os roteiros que eu coleciono da internet (infelizmente todos em inglês) nessa pasta.

https://www.dropbox.com/sh/0mcfedl2gjdr40m/AADCyHUM8AbIaYesq8NXuHRIa?dl=0

O que eu peço: 

- Lembrem-se não há só um método e abordagem, a abordagem que eu apresento aqui é a que eu uso. Se vocês tiverem um professor legal que discorda de mim é absolutamente normal e saudável.

Aprendam várias abordagens, encontrem a que funciona para vocês. Por favor, não levem isso para a aula para discordar de um professor.

Ele está lá dedicado a passar um método para vocês, o compromisso é se entregar àquele método durante a aula. Roteiro não é matemática (e ainda assim até os matemáticos discordam em certas abordagens).

- Não usem para dar aulas, se forem dar aula tenham certeza que construíram seu método. Construam sua própria aula e aproveitem o que serve para vocês dos meus PDFs se quiserem. Apresentar uma aula que você não entende é pior do que o aluno só ter um PDF para ler.

- Entendam que esses PDFs são auxiliares de aulas que eu dou e nas quais o exercício pedido dos alunos e a análise dele em aula (cenas, escaletas, propostas de séries) é o momento de maior aprendizado.

Só se aprende a escrever, escrevendo e re-escrevendo (dezenas de vezes). Não ousaria ensinar alguém a pintar só com aulas teóricas, o mesmo vale para roteiro.

- Levando tudo isso em conta, compartilho esses PDFs pois tive uma oportunidade incrível promovida pela Fulbright e Capes para estudar em um dos melhores mestrados de roteiro do mundo e acredito na proposta da bolsa: trazer esse conhecimento para o Brasil.

A bolsa está aberta novamente esse ano para quem tem interesse nesse tipo de experiência.

Vou levando esse blog à medida que pago minhas contas em paralelo. Mas, quero passar o que posso para quem não lê em inglês (se você lê, compre os livros da bibliografia que eu postei) e para quem está em uma região na qual a disponibilidade de aulas de roteiro é rara.

Acredito nas histórias que temos para contar no Brasil.

Mais uma vez desculpem a demora!

 

Re-escrita de Longa-Metragem

Re-escrita de Longa-Metragem

Cale a boca e jogue (um post sobre diálogo)

Cale a boca e jogue (um post sobre diálogo)